“Encontro de reflexão sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul”: um espaço de busca, troca de experiência e partilha de estórias de superação

Vice-Presidente da República procedeu à abertura do evento e defendeu uma maior atenção à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro infantil. Quer ver assinalado, no país, o “Fevereiro Amarelo”.

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, procedeu a abertura do “Encontro de Reflexão sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul”, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona (CCTA) sob o lema: “Unidos no combate ao cancro da Mama e da Próstata”.

À chegada, no CCTA, a Vice-Presidente da República foi recebida pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anfitriã do evento que teve início às 10h00 e que congregou os mais renomados especialistas na prevenção e tratamento do cancro, com realce para a Chefe do Programa de Prevenção do INCA, a brasileira Renata Oliveira Maciel, que falou do “Cancro no Brasil” e o Representante da OMS, Humphrey Karamagi, cuja abordagem girou em torno da “Estratégia Nacional de prevenção e controlo do Cancro”.

Na sala de conferência, o evento começou com a entoação do Hino Nacional, na voz da jovem Adelina Kitumba, artista do Espaço Aplauso, e com as palavras de boas-vindas do Vice-governador de Luanda para o Sector Político-Social, Manuel António Gonçalves.

 

Na sequência, a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta teceu algumas considerações sobre o evento, lembrando que a prevenção das doenças crónicas não transmissíveis requer um compromisso colectivo, numa altura em que o sector trabalha num programa especial que visa essencialmente uma abordagem multissectorial integrada e coordenada destas doenças.

“Fevereiro Amarelo”

À Vice-Presidente da República coube o discurso de abertura do “Encontro de Reflexão sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul, durante o qual, realçou que o objectivo do Executivo é ver realizadas as determinantes de saúde, sendo “notório o empenho do Executivo em melhorar a oferta dos meios diferenciados de diagnóstico e tratamento especializado do cancro.

A prová-lo, asseverou, na ocasião, está a reabertura, em Dezembro de 2022, entre outros, do novo Bloco Operatório e das Salas de quimioterapia, de internamento para adultos e crianças do Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC).

Para lá dos dados alarmantes que apresentou sobre a doença, a Vice-Presidente da República lançou o repto para a necessidade de à semelhança do Outubro Rosa e Novembro Azul, o País passar a assinalar, com actividades dignas de realce, o 04 e o 15 de Fevereiro, Dia Mundial de Luta contra o Cancro e o Dia Internacional da Luta contra o Cancro Infantil “Fevereiro Amarelo”.

A intenção, justificou a Vice-Presidente da República, “é juntarmos sinergias na luta contra este mal que cada vez mais afecta a vida de crianças, mulheres, homens e idosos, representando um preocupante problema global de saúde publica”.

Exposição pela prevenção

Após a abertura do encontro, a VPR visitou a Exposição Outubro Rosa e Novembro Azul, tendo passado por todos os stands montados no hall principal do CCTA, nomeadamente da Fundação Cancro da Mama, do MINSA, da Liga do Cancro, Fundação Osãi, Núcleo Feminino da Rádio, entre outras.

Com o objectivo de analisar a necessidade da oferta de serviços abrangentes para a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a sobrevivência e cuidados paliativos do cancro a todos os cidadãos, visando reduzir a incidência, a morbilidade e a mortalidade, a segunda parte do Encontro de Reflexão abriu com um painel temático com a Decana da Faculdade de Medicina da UAN, Fernanda Dias a moderar.

Temas como “Estratégia da OMS Regional de Prevenção e controlo do cancro”, a “Estratégia Nacional de Prevenção e controlo do cancro”, a “Situação epidemiológica, prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama e da próstata”, “Cancro no Brasil” e o “Poder da auto-estima”, foram abordados durante o painel.

O encontro, no CCTA, contou também com uma sessão de testemunhos por via do qual foram partilhadas experiências e estórias de superação de quem padeceu de cancro.

Previous Esperança da Costa pede maior atenção para outras efemérides sobre o cancro

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados